Mais de 3,1 mil pessoas de 96 cidades participam, neste domingo, da sexta edição do Caminho de Porto Alegre, caminhada turística de contemplação com um trajeto a pé de 22 quilômetros. A saída foi no Centro Histórico e a chegada, na zona Sul da Capital. O evento, promovido pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do RS (Acasargs), teve público muito superior ao inicialmente esperado, em grande parte devido ao clima agradável e a adesão das motivações pessoais de cada participante.
Inspirada na tradicional jornada de Santiago de Compostela, na Europa, a caminhada porto-alegrense vem aderindo mais participantes anualmente, que são tratados como verdadeiros peregrinos. Sozinhos, com familiares ou em grupos de caminhadas, muitos vieram de outras localidades do Rio Grande do Sul, e inclusive de fora do estado, ajudando a superar as expectativas de público, que, em 2017, ano em que o caminho da Capital foi fundado, foi de apenas 200 pessoas.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) auxiliou no controle de trânsito da caminhada. “Isto mostra o quanto esta adesão ao caminho vem crescendo ano a ano. É um trajeto muito lindo que passa por diversos pontos turísticos e históricos. E muitas pessoas vêm por uma verdadeira motivação pela superação e pelo desafio”, comentou a presidente da Acasargs, Adriana Reis. Durante todo o trajeto, houve apoio médico e disponibilização de frutas aos participantes.
O prefeito Sebastião Melo também participa de todo o percurso da caminhada. “Neste mundo repleto de guerras, conflitos e diferenças, acho que aqui é o lugar de todos apertarem as mãos, conversar, mesmo que haja diferenças religiosas, de política, e a cidade é um espaço para tudo isto. Sempre estou aqui com a Valéria (Leopoldino, primeira-dama), e como caminho diariamente por todos os lugares, isto aqui é tranquilo”, comentou Melo.
A produtora rural Leida Stella Costa Beber é do município de Panambi, no norte gaúcho, e cruzou o RS com mais 23 pessoas para aderir ao evento e visitar a Capital. “Temos um grupo de caminhada lá. Nos contatamos e todo mundo se movimentou para virmos. Nossa motivação é pessoal mesmo, de caminhar, curtir a natureza, compartilhar esta experiência com os demais. Já conhecíamos Porto Alegre, mas é sempre bom ver a cidade com outros olhos”, afirmou Leida.