Uma nova etapa nas negociações envolvendo quem será o vice na chapa de Sebastião Melo (MDB) será inaugurada nesta segunda-feira, com a oficialização do prefeito, em ato às 12h, de que disputará à reeleição. O anúncio acontecerá após reunião com dirigentes e vereadores de partidos da base aliada.
O problema foi deflagrado após o atual vice, Ricardo Gomes, que contava com o aval dos demais aliados, dizer que não concorreria nas eleições deste ano e que deixaria o PL por estar descontente com posições adotadas internamente no partido.
Além do vice do prefeito na chapa de Melo, outra peça ausente no mapa eleitoral da Capital é o representante do PSDB na disputa. Dirigentes tucanos estão convencidos de que o protagonismo nas eleições é estratégico para garantir vitrine às ações do governo Eduardo Leite.
A tática visa planos futuros do partido e do governador de disputar o Planalto em 2026. A estratégia do PSDB irá abrir margem para adversários na disputa, que já estão acompanhando o cenário e preparando investidas, já traçadas nos bastidores.
“O movimento do PSDB colocará o governo Leite nos debates, abrindo caminho para que as fragilidades da administração também sejam exploradas durante a campanha. Entre elas, o aumento de impostos e a segurança, que em Porto Alegre está muito ruim”, disse uma liderança à coluna.