Daqui a pouco o IBGE divulga o resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente ao mês de fevereiro. Este indicador, em janeiro, cresceu 0,7% frente a dezembro. Foi o terceiro resultado positivo consecutivo do indicador, acumulando um ganho de 1,9%. Quatro das cinco atividades pesquisadas ficaram no campo positivo: informação e comunicação (1,5%), setor com maior impacto sobre o resultado geral; serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%) e transportes (0,7%).
Os outros serviços (0,2%) mostraram uma ligeira variação positiva e os serviços prestados às famílias (-2,7%) assinalaram queda. Dessa forma, o setor de serviços estava 13,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 0,7% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica). No Rio Grande do Sul, o setor teve um desempenho positivo de 1,2%.
Este foi o quarto resultado geral positivo seguido para o setor de informação e comunicação (1,5%), que acumulou no período um ganho de 3,8%. No confronto com igual mês do ano anterior, o volume de serviços apontou expansão de 4,5% em janeiro de 2024, após ter recuado 1,9% em dezembro.