A troca da gestão no Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha, aconteceu nesta segunda-feira e não afetou os atendimentos. A administradora do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul assumiu a administração em substituição a Fundação Universitária de Cardiologia.
Conforme o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado (Sindisaúde-RS), Arlindo Ritter, ao menos três sindicatos acompanharam o processo de transição que se deu de forma tranquila, ainda durante a madrugada.
“A meia-noite então os trabalhadores bateram o ponto nos relógios do Cardiologia e assinaram a continuidade do ponto no Ana Nery, que acabou repassando aos trabalhadores. Então era exatamente o que se imaginava neste processo, que deveria ter acontecido lá em Alvorada e que não aconteceu, mas parece que rapidamente todo mundo aprendeu como é que tinha que se fazer de forma correta”, citou.
Na capital, a emergência adulto do Hospital de Clínicas atende 239,29% da capacidade, enquanto o setor nos Prontos-Atendimentos Bom Jesus e Cruzeiro do Sul registra 300% e 344 de lotação, respectivamente.
Uma das medidas adotadas para aliviar a rede de saúde de Porto Alegre é a transferência de pacientes. Até o momento, dos 31 internados já cadastrados, oito já deixaram Porto Alegre e seis aguardam o deslocamento (quatro para Guaíba e dois para Gravataí), já autorizado.
Já deixaram Porto Alegre:
- 2 pacientes UPA Zona Norte – Osório (2 pacientes)
- 1 paciente São Lucas – Guaíba
- 1 paciente São Lucas – São Jerônimo
- 1 paciente São Lucas – Montenegro
- 1 paciente Santa Casa – Guaíba
- 1 paciente Nossa Senhora da Conceição – Alvorada
- 1 paciente Cardiologia – Caxias do Sul