O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira em visita a Porto Alegre durante a apresentação dos investimentos do novo PAC que a extrema direita ameaça a democracia no mundo e citou como exemplo o presidente da Argentina, Javier Milei se referindo à motosserra utilizada durante a campanha eleitoral para representar sua principal mensagem de que cortaria todos os gastos do Estado que considerava supérfluos.
“A democracia está correndo risco. A esquerda e os setores progressistas criticavam o sistema na hora que ganham as eleições fazem parte do sistema e a direita que fica fora vira contra o sistema. Quem critica tudo é o Milei na Argentina, quer cortar tudo com serrote até o banco central ele quer fechar”.
Em seu discurso lula também prometeu ao governador Eduardo Leite que vai renegociar as dívidas do Rio Grande do Sul e de outras unidades federativas além de destacar que o tema tem sido levado ao Governo Federal por diferentes governadores das últimas décadas. O presidente também fez questão de afirmar que lutou por uma série de leis que foram aprovadas pela igualdade de gênero que segue sendo um desafio no país.
“É a coisa mais simples respeitar o engajamento político das mulheres. Aprovamos uma lei de salário igual e tem muita gente entrando na justiça para não aceitar a lei, pois a mulher ainda é tratada como cidadã de segunda classe. Não devemos colocar em questão as escolhas das pessoas precisamos recuperar o valor das instituições que garantem a democracia”.
Além dos investimentos para o Rio Grande do Sul o presidente também anunciou mais de R$300 milhões para a reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari em 2023. Lula prometeu que não poupará esforços para recuperação das cidades.