Começa nesta sexta-feira, 23, a 27ª edição do Liquida Porto Alegre, e se estende até 3 de março. A promoção prevê a adesão de aproximadamente cinco mil empresas, de 36 segmentos (desde o comércio tradicional até serviços de hotelaria e coworking), distribuídos em todas as regiões da Capital, com abrangência de 93 bairros e cobertura de 99% da cidade. Mais longeva liquidação do País, o Liquida Porto Alegre encerra o ciclo das promoções de verão e prepara comerciantes e consumidores para os próximos meses, com melhores preços e condições de compra.
Neste ano, a CDL POA buscou entender a percepção dos consumidores sobre o Liquida Porto Alegre e realizou uma pesquisa, em parceria com a Vitamina, para identificar a relevância desse evento para o porto-alegrense, conhecer os públicos que possuem maior aderência à promoção e mapear a intenção de compra para a data em relação a ticket e categorias de consumo. A Campanha também foi totalmente renovada e promete tomar a cidade com preços imbatíveis.
Segundo o presidente da CDL POA, Irio Piva, os dados pela Entidade apontam a credibilidade do Liquida Porto Alegre pautada por uma tradição no calendário do comércio varejista: “O estudo mostra a tradição como um ativo do Liquida Porto Alegre que deve ser cultivada e revitalizada para que permaneça pertinente junto ao público. O Liquida tem promoções que valem a pena e está presente nas lojas mais queridas pela população”.
PESQUISA
Conforme a pesquisa, 43,3% dos participantes da amostra consideram a campanha promocional que mais vale a pena, encontrando-se apenas 11 pontos percentuais abaixo da Black Friday, que é uma data de repercussão nacional. Sobre a pretensão de compra, 74% estão sensíveis a adquirir novos produtos e 26% afirmam que não pretendem comprar nada durante o período de promoções.
Eletrodomésticos (53,2%), roupas (37,8%) e eletrônicos (31,5%) foram os produtos citados com maior frequência entre os clientes do Liquida Porto Alegre. Os móveis, também são produtos muito significativos para 13,5% dos entrevistados.
O estudo mostra, ainda, que 40,5% dos respondentes declaram que pretendem gastar mais de R$ 1 mil em compras. Destes, 44,8% são homens e pessoas com idades entre 35 e 49 anos (48,1%) e 50 e 59 anos (36,4%). Quem considera o Liquida a promoção que mais vale a pena são pessoas entre 35 e 49 anos com renda acima de R$ 4.236,00. As faixas etárias dos mais jovens e mais velhos consideram a Black Friday a promoção com maior benefício. A pesquisa ouviu 150 pessoas com mais de 18 anos.