CEEE Equatorial apresenta plano de contingência em comissão de defesa do consumidor na Assembleia

Nesta quinta-feira será instalada a CPI da para investigar o serviços prestados pela empresa

Crédito: Foto: Fernando Vieira/CEEE

Nesta quarta-feira a comissão de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa debateu os serviços prestados pela CEEE Equatorial no estado. A polêmica começou após o último temporal ocorrido no mês de janeiro que deixou quase 1 milhão de pessoas sem luz por mais de uma semana. Durante a apresentação do plano de contingência por parte da CEEE Equatorial, o presidente, Riberto Barbanera, falou a respeito dos desafios da concessão e também sobre todos os custos para regularizar diversos pontos do sistema elétrico que foi preciso ser reparado.

“Nós acreditamos que se vier outro temporal igual a esse estaremos preparados. Estamos trabalhando para melhorar isso e sabemos que o tempo que as pessoas ficaram sem luz é inaceitável e com toda certeza todos que tiveram prejuízos serão ressarcidos”.

Participaram da comissão, representantes do Procon e também da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Com os temporais registrados no Rio Grande do Sul nos últimos meses, clientes da CEEE Equatorial têm questionado a falta de divulgação, por parte da concessionária, de prazos para o restabelecimento da energia após os eventos. A conselheira presidente da AGERGS, Luciana Luso de Carvalho, afirma que foram instauradas diversas fiscalizações que vão ajudar a entender melhor as falhas, mas que a falta de atendimento aos clientes não pode voltar a acontecer. 

“Fizemos fiscalização em 51 município da área de concessão da CEEE e agora temos instauradas as fiscalizações da RGE e da CEEE. O atendimento, a comunicação e o plano de contingência serão analisados”.

Nesta quinta-feira será instalada a CPI da CEEE Equatorial na Câmara de Vereadores. Conforme o requerimento que deu origem à CPI, a comissão pretende investigar o estado real estrutural do sistema elétrico de distribuição e fornecimento de energia elétrica em Porto Alegre e  o cumprimento do cronograma de manutenção da rede e demais serviços entre outras reclamações feitas pelos consumidores no últimos meses em especial após as forte chuvas.