Líder de facção procurado desde 2022 é preso na zona Norte de Porto Alegre

Conhecido como Nuno, criminoso é apontado como chefe do tráfico na Cohab Rubem Berta

Um foragido do sistema prisional foi recapturado, na manhã desta sexta-feira, na zona Norte de Porto Alegre. Conhecido como Nuno, o homem de 29 anos é apontado como líder da facção que atua na localidade conhecida como Cohab Rubem Berta. A prisão dele ocorreu no âmbito da Operação Saturação de Área, deflagrada em conjunto pela Brigada Militar e o Departamento de Homicídios da Polícia Civil.

Nuno foi localizado após a prisão de dois comparsas, que revelaram seu paradeiro. A dupla foi presa na noite de quinta-feira. Na ocasião, uma guarnição do 20º BPM foi acionada após a denúncia de moradores sobre um jovem que ostentava uma arma de fogo na rua Oscar Ferreira.

Ao notar a aproximação dos militares, o denunciado tentou fugir e foi perseguido. Ele entrou para dentro de um bar, onde acabou sendo detido. O preso tem 19 anos. Na posse dele estava uma pistola calibre 9 milímetros, dois carregadores e 30 munições.

Ainda no interior do estabelecimento, um segundo homem acabou sendo preso. Ele tem 28 anos e portava um resolver calibre .38, com seis munições, além de uma porção de maconha.

Ambos os presos somam antecedentes criminais por tráfico, roubo, ameaça, entre outros. A dupla integra a facção atuante na Cohab Rubem Berta. Às forças de segurança, eles revelaram onde estava o líder do grupo.

O foragido se encondia dentro de um apartamento na região. A captura dele foi realizada por agentes da 3ª Delegacia de Homicídios, após a Justiça autorizar um mandado de busca e apreensão no imóvel. Uma pistola e dez carregadores foram apreendidos no local.

Nuno era procurado desde novembro de 2022, quando fugiu do regime semiaberto após romper uma tornozeleira eletrônica. Ainda havia contra o fugitivo um mandado de prisão preventiva por homicídio. Antes de fugir, ele cumpria pena de 12 anos e sete meses de reclusão.