Tenente Portela intensifica ações de combate à dengue

Município já registra mais de 1200 casos e um óbito

Foto: SES / Divulgação

Após a primeira morte na cidade ocorrida a poucos dias, o número de casos confirmados da doença subiu. No painel da Secretaria Estadual de Saúde constam 1176 casos, mas a prefeitura afirma que o número já passa de 1200.  Desse total 1160 são autóctones, aqueles que ocorreram dentro da cidade. O município no noroeste do Rio Grande do Sul, decretou situação de emergência em saúde pública em decorrência do alto número de casos. O decreto foi publicado pela prefeitura e autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil. O prefeito, Rosemar Sala, afirma que  o decreto tem validade de 180 dias e serve para tentar frear a onda de casos que a cidade vive.

“A gente tem visto nas visitações que a situação está crítica. Precisamos que a população colabore também. Este decreto serve de alerta para os moradores que precisam manter a limpeza dos pátios e das residências”.

Como medida de prevenção, foram distribuídos repelentes para todos os funcionários públicos que trabalham na força tarefa. Em todo o estado já foram confirmados 3840 casos e três mortes. Até o momento a vacina contra a doença deve ser distribuída somente em 16 estados e no Distrito Federal que contam com os requisitos para iniciar a vacinação. No Rio Grande do Sul o  imunizante está disponível na rede privada em clínicas e farmácias.