Obras de pavimentação do Cais Navegantes no Porto da capital deve movimentar a economia de Porto Alegre com investimentos de R$4,5 milhões

Espaço receberá recursos que permitirão dar mais agilidade e segurança às operações

Foto: Divulgação Portos RS

A obra que vai ocorrer no Cais Navegantes, será executada pela Diretoria de Infraestrutura da Portos RS e vai receber investimentos que permitirão dar mais agilidade e segurança às operações. Os R$ 4,5 milhões serão utilizados para viabilizar a construção dos pontos de drenagem, e da pavimentação asfáltica de 18 mil metros quadrados de área. Conforme o diretor de infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer, a obra irá alavancar a economia de Porto Alegre e também gerar novos empregos durante as melhorias do local.

“O principal intuito é proporcionar uma operação melhor, com mais segurança. Essa obra também vai gerar novos empregos e qualificar a estrutura do cais. O edital deverá ser lançado no próximo semestre para executar esta obra ainda em 2024 movimentando a economia da capital e do estado”.

Além de qualificar a infraestrutura portuária, a obra contribuirá para a melhor utilização da hidrovia e potencialização de transporte. Ela também significa muito para o planejamento estratégico, pois conforme o diretor, os investimentos irão gerar maior competitividade aos portos de todo o país. Junto com a criação da empresa pública, foi possível maior autonomia também no orçamento.

“Uma vez que nós temos o complexo portuário do Rio Grande do Sul conectado movimentando carga desde a serra gaúcha até o porto de Rio Grande disponibilizando infraestrutura para essas empresas, conseguimos proporcionar maiores volumes de carga movimentada para Porto Alegre”.  

Ainda conforme o diretor, os últimos eventos climáticos fizeram com que alguns  problemas operacionais fossem visualizados nos cais de Porto Alegre. A obra vai proporcionar também qualificação aos trabalhadores do local fazendo com que o modal de transporte do Rio Grande do Sul seja mais eficiente gerando também mais economia nos trabalhos.  No ano passado, o Porto da capital  movimentou mais de 700 mil toneladas e registrou um crescimento de 2,65% em relação ao mesmo período de 2022. Ao longo de 2023, a unidade porto-alegrense recebeu 141 navios, número que corresponde a 3,90% do total recebido pelos três portos públicos gaúchos.