O prefeito Sebastião Melo, se reuniu com o presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, para alinhar medidas entre o poder público e a empresa, de modo a melhorar o atendimento à população de Porto Alegre. De acordo com Melo, nos próximos dias será apresentado um plano para médio e longo prazo, com relação à divisão de responsabilidades. Também participaram do encontro, que ocorreu no Centro Administrativo Municipal (CAM), o vice-prefeito, Ricardo Gomes, e o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Maurício Loss.
Entre os temas abordados, estiveram o serviço prestado pela concessionária ao Dmae. Foi definida a criação de um comitê operacional entre equipes da CEEE Equatorial e prefeitura para definir as prioridades de investimentos, inclusive por parte do Dmae. “Aqui dois temas foram os principais dessa governança. Melhorar a eficiência energética para tratamento de água, bombeamento de água, escoamento das águas da chuva e também o tratamento do esgoto cloacal. As equipes do Dmae, juntamente com a CEEE Equatorial, passam a se reunir agora mais amiudamente e vão apresentar um plano de emergência a médio e longo prazo nos próximos dias”, revelou Melo.
Outro assunto relevante discutido, foi com relação à poda preventiva e manejo das árvores. Para o prefeito, a empresa não estava ciente de suas atribuições. “É preciso ficar claro no acordo que está sendo conduzido nesse momento no inquérito junto ao Ministério Público, que deve sair na próxima semana, o papel da prefeitura e o papel da CEEE Equatorial no processo das podas de árvores. Eu tenho para mim, que é do negócio da concessionária, cortar os galhos de árvores que ladeiam, que interferem na fiação”, opinou.
Também participaram da reunião o secretário Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia; de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm; de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer; o procurador-adjunto de Domínio Público, Urbanismo e Meio-Ambiente, Nelson Marisco; além de representantes técnicos da Administração Municipal e CEEE Equatorial.