Muito brilho, cor e alegria marcaram a manhã deste domingo no Trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Algre. Isto porque o Carnaval 2024 começou a dar as caras no capital do Rio Grande do Sul. Uma multidão de foliões seguiu o coletivo Bloco da Laje desde as primeiras horas do dia em uma festa marcada para acabar apenas no início da noite.
A apresentação e a participação de milhares de foliões chamou a atenção de quem passava pelo local. Muitas pessoas que praticavam atividades físicas no trecho paravam para aproveitar o show e fazer fotos e vídeos da festa.
A gaúcha Viviane Gomes, que reside à sete anos no Rio de Janeiro, participou pela primeira vez do cortejo do Bloco da Laje. “É um pouco diferente do Carnaval carioca, mas achei o daqui mais lúdico, mais teatral. Ele conversa mais com as pessoas, chamando para brincar e interagir. O gaúcho tem mais esta tradição teatral e plástica. Até as fantasias são diferentes, as cores são diferentes. Está muito divertido, mas é outra proposta de Carnaval. Cheguei pelas 9h e vou até o final, para onde o bloco me levar”, contou Viviane.
O casal Gabe Schander e Ronimar Del Pino também foram até a Orla para aproveitar a festa antecipada de Carnaval. “Já viemos outras vezes acompanhar o bloco, desde quando eles faziam o circuito pela Cidade Baixa. Desta vez, os filhos também vieram, então aproveitamos para curtir juntos. Sempre que possível, buscamos aproveitar o Carnaval”, citou Gabe.
A festa do Bloco da Laje iniciou por volta das 8 horas e segue até as 19h, com outras atrações, como a Banda Saldanha e o DJ Kafu. O evento na manhã deste domingo foi mais para mostrar que a alegria do Carnaval já chegou em Porto Alegre. No sábado, a Lomba do Pinheiro recebeu a largada do Carnaval de Rua 2024. Ao todo, foram 14 blocos alegrando a tarde do público presente durante o cortejo pela estrada João de Oliveira Remião.
De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, serão mais de 80 blocos desfilando pelas ruas da cidade em 2024, com calendário oficial de atrações até o dia 10 de março. O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, destacou que o aporte de R$ 950 mil do município no Carnaval de Rua. “Temos muitas semanas de Carnaval pela frente e comemoraremos esta grande manifestação popular em várias outras regiões da cidade”, falou.
Já na sexta-feira, no Centro Histórico, a tradicional Descida da Borges deu início ao Carnaval 2024 para as escolas de samba. Os 250 metros do trajeto entre a rua José Montaury e a avenida Siqueira Campos foram tomados pela alegria e pelo samba. Desfilaram as escolas Estado Maior da Restinga, Copacabana e Comanches. Para o Desfile das Escolas de Samba, o secretário Ventura destacou o investimento de R$ 9 milhões da Prefeitura.