De acordo com a Corsan, cerca de 100 mil imóveis estão sem abastecimento de água na região metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a companhia, as maiores dificuldade são registradas em Gravataí devido a falta de energia elétrica. A previsão de restabelecimento do abastecimento de água, para cerca de 60 mil consumidores, começará de forma gradual na tarde desta quinta-feira.
A Corsan informou que 90% da capacidade da produção em Gravataí foram recuperados devido ao uso de geradores. E que até o final da manhã desta quinta-feira, 79 aparelhos estavam em operação em 22 cidades de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Carros-pipa também estão sendo utilizados nos atendimentos emergenciais.
Em boletim divulgado pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Corsan foi destacado que todos os grandes centros de produção de água nos municípios atendidos pela empresa estão operando e o abastecimento vai sendo gradualmente retomado, com tempo maior em regiões mais distantes e pontos mais altos.
Os trabalhos para atenuar os impactos gerados ao sistema de abastecimento de água, em todo o Rio Grande do Sul começou ainda na terça-feira à noite, após o evento climático que trouxe fortes chuvas e rajadas de vento a diversas regiões do Estado.