Quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar o resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), de novembro, será possível confirmar as estimativas do mercado financeiro. Os analistas têm uma expectativa de que a categoria de transportes contribua negativamente para mas com crescimento de 0,1%.
No mês anterior, o setor apresentou um recuo de 0,6% frente a setembro, o terceiro resultado negativo consecutivo do indicador, que acumulou uma perda de 2,3%, e eliminando o ganho observado entre maio e julho (2,3%), mas queda de 0,4% sobre igual período do ano passado. O Rio Grande do Sul teve um resultado expressivo em outubro, saindo de uma queda de -1,7% para uma alta de 1,9%.
Duas das cinco atividades pesquisadas ficaram no campo negativo na última pesquisa: transportes (-2,0%), setor com maior impacto sobre o resultado geral do índice, e serviços prestados às famílias (-2,1%). Com o resultado, o setor de serviços se encontrava 10,2% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 3,2% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).