A produção de veículos no Brasil caiu 15,3% em dezembro, para cerca de 172 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, na comparação com o mês anterior, enquanto as vendas saltaram 16,9% na mesma comparação, para cerca de 249 mil unidades. segundo os dados da entidade. O desempenho foi divulgado nesta quarta-feira, 10, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), revelando que no ano passado o setor acumula uma queda de 1,9% na produção sobre 2022, para 2,325 milhão de unidades. Já as vendas somaram 2,309 milhões de veículos, alta de 9,7% sobre o ano anterior.
“A média diária (de vendas) em dezembro, de 12,4 mil unidades, é o melhor resultado mensal em quatro anos, puxado pelas locadoras, que emplacaram 75 mil veículos, 30 mil a mais que a média do ano, e pelas promoções dos eletrificados antes da volta do Imposto de Importação”, aponta a entidade. O imposto, antes zerado para os elétricos, voltou a ser cobrado a partir de janeiro deste ano após cobranças de vários meses de montadoras instaladas no Brasil ao governo Federal.
Já as exportações em 2023 somaram 404 mil unidades, queda de 16% sobre 2022, com o México sendo o principal destino dos produtos brasileiros, superando a Argentina pela primeira vez na história do setor. De cada três veículos exportados pelo Brasil, um foi para o México, disse o presidente da Anfavea, Marcio Lima Leite.