Em 2024 IPTU pode ser pago via pix, em Porto Alegre

Guias já estão à disposição dos contribuintes, através dos canais digitais da Prefeitura

Foto: Alina Souza / CP Memória

A prefeitura de Porto Alegre confirma para esta terça-feira (02) o início do recebimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2024. Uma novidade está prevista para os contribuintes com relação aos anos anteriores: o pagamento via pix. Quem deseja quitar de forma antecipada o tributo pode acessar a guia nas plataformas digitais da Secretaria da Fazenda ou obter o documento impresso em diversos pontos espalhados pela cidade.

Até ano passado, a quitação antecipada era feita somente até o início de janeiro. O secretário da fazenda da Capital, Rodrigo Fantinel, destaca que as novidades de 2024 visam oferecer facilidades aos cidadãos. “Tem duas mudanças, acho que são legais e importantes para a população. Primeiro é essa, até 8 de fevereiro o pagamento à vista e a segunda, nossa guia hoje está bem mais moderna, tendo a possibilidade de pagamento por Pix. Então, pode ser lido o QR Code ali e o pagamento entra na hora, também está facilitado nesse sentido”, confirmou Fantinel.

Ainda segundo Fantinel, até o dia 8 de fevereiro a prefeitura espera arrecadar R$ 600 milhões. Ele explica que o IPTU possibilita investimentos em diversas áreas visando melhorias na cidade, algumas previstas em lei. “25% desse valor tem que necessariamente ser aplicado em educação e 15% desse valor tem que necessariamente ser aplicado em saúde. O restante, aí a prefeitura pode escolher onde aportar. O que a gente consegue ver hoje na cidade já é uma série de investimentos feitos com esses recursos. Então a gente tem cuidado muito da zeladoria da cidade, a questão de segurança também, como a instalação de alguns totens”, revelou.

Baseado em anos anteriores, o secretário explicou que em torno de 50% dos contribuintes fazem a quitação em cota única, de forma antecipada, com a obtenção do desconto máximo. O secretário acredita que as novidades previstas podem aumentar o percentual. Um balanço dos números será feito pela pasta após o dia 8 de fevereiro, visando definir estratégias futuras com relação ao imposto.

Com relação ao pagamento parcelado, ele se inicia no dia 9. A primeira, vence em 8 de março e as demais parcelas poderão ser pagas em até dez vezes sem juros.

Guia

Uma das formas disponíveis e considerada prática para os cidadãos terem acesso ao guia de pagamento digital é através do whatsApp 51 3433-0156, opção 4, mas também está disponível no site do IPTU e no aplicativo 156+POA. Quem cadastrou o e-mail neste site receberá também no dia 2 de janeiro a guia no seu endereço eletrônico. O documento impresso também está disponível para os contribuintes em uma das 17 subprefeituras espalhadas na cidade; nas agências Tudo Fácil (Zona Norte – av. Assis Brasil, 2611 e Zona Sul – av. Wenceslau Escobar, 2666); no Centro de Referência do Idoso (avenida João Pessoa, 1105); e na loja de Atendimento da Fazenda (Travessa Mario Cinco Paus, S/Nº). Os idosos que necessitam receber a guia impressa podem solicitar através do Whatsapp (51) 3433.0156, opção 4, função 7.