O balanço das vendas do Natal de 2023 foi positivo para boa parte dos comerciantes varejistas em relação ao último ano. É o que revela pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre. Do total dos respondentes, 40% disseram que suas vendas aumentaram, e 20% apontaram que venderam de forma igual a 2022. A pesquisa ainda mostra que 10% não souberam responder e que 30% diminuíram suas vendas.
Nas justificativas apontada pelos lojistas que tiveram crescimento de vendas, ticket médio para este Natal chegou a R$ 216,00, superando a expectativa da pesquisa de intenção de compra, que era de R$ 187,00. Com esses dados, a variação real frente a projeção da intenção de compras ficou em 10,3%.
O levantamento do Sindilojas mostrou que o maior movimento na loja foi na semana do Natal (76%), na quinzena anterior (12%), e na véspera (8%). Vestidos (25,7%), Lingeries/cuecas (22,8%) e Blusas (20%) lideraram o segmento vestuário. Já em calçados, as preferências foram por rasteirinhas (93,3%) e sandálias (73,3%). Para quem escolheu cosméticos, perfumaria e produtos de higiene, hidratantes (50%) e perfumes 40% estiveram no topo da lista.
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, as vendas neste Natal foram boas, porém um pouco abaixo da expectativa do mercado. “Se imaginava um índice maior do que os 40% apontados no levantamento de lojas que venderam mais que em 2022. Em relação ao ticket médio, a surpresa foi positiva”, ponderou.