
O secretário Daniel Rosso, de Segurança, Mobilidade e Cidadania de Alegrete – Fronteira-Oeste do RS – anunciou nesta quinta-feira que a pasta desenvolve ajustes para promover um trabalho articulado entre os servidores das forças de segurança no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O CIOSP está sendo instalado no Centro Administrativo Municipal, rua Major João Cezimbra Jaques, nº 200.
As imagens serão captadas ao menos por 600 câmeras monitoradas pelo Ciosp. Haverá 60 pontos espalhados com câmeras pelas vias no centro e bairros da cidade, cada um deles com uma câmera giratória e até quatro fixas, além de 28 pontos com cornetas de som para mensagens ao vivo ou gravadas.
Também haverá 12 câmeras LPZ (com leitores de placas veiculares) nas entradas e nas saídas da área urbana, além de 6 redutores de velocidade eletrônicos, conhecidos como “pardais”.
A partir do início de 2024, todos os prédios públicos municipais terão câmeras. E as escolas municipais contarão com o “botão de pânico ” para urgências e emergências. Todas essas medidas surgem para o aumento da segurança no “Baita Chão”, conclui.