O cartão de crédito é apontado por 38% dos brasileiros como o meio preferido para pagamento das compras de Natal. O dinheiro em espécie fica na segunda colocação, com 35%, seguido pelo Pix, com 29%. Os dados são de pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) em parceria com o Instituto Datafolha. Também foram lembrados pelos participantes o cartão de débito (23%), o boleto bancário (2%) e o cartão de loja (1%). Entre os entrevistados que pretendem utilizar o cartão de crédito, 74% têm a intenção de parcelar a compra.
A pesquisa estima que o Natal de 2023 deve movimentar R$ 43 bilhões em presentes. Segundo o levantamento, o valor médio que o brasileiro deve desembolsar é de R$ 418. “O levantamento da Abecs mostra que 63% da população tem intenção de comprar presente no Natal”, afirma Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da associação.
O levantamento mostra ainda que 36% têm a intenção de gastar mais do que no ano passado. Outros 27% dos participantes planejam gastar a mesma quantia e 32%, gastar menos. Dentro do recorte por faixa etária, 78% da população mais jovem (entre 18 e 24 anos) planeja comprar presentes. Em seguida, estão as pessoas com idade entre 25 e 34 anos (72%), entre 35 e 44 anos (64%), entre 45 e 59 anos (60%) e com mais de 60 anos (48%).
Entre os entrevistados, 67% dos homens planejam comprar presentes neste Natal, enquanto o percentual foi de 59% entre as mulheres. Nas classes A e B, 75% dos participantes revelaram intenção de compra. Na classe C, foram 62%, e nas classes D e E, 53%.c