Natal deverá movimentar R$ 576 milhões no comércio da capital, diz Sindilojas

Ticket médio do valor do presente deve ser de R$ 187,00

Foto: Alina Souza/CP

O Natal deverá injetar cerca de R$ 576 milhões na economia na capital gaúcha na compra de presentes, com o consumidor tendo um gasto médio de R$ 729,00 em quatro presentes por pessoa. Com isso, o ticket médio do valor do presente deve ser de R$ 187,00. Os dados fazem parte da sondagem realizada pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre sobre a intenção de compra para o Natal 2023.

De acordo com o levantamento o valor que deverá circular no comércio de Porto Alegre é 4,90% superior em relação a 2022, superando a inflação do período medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ainda, segundo a pesquisa a época de maior movimento para as compras, com 49,7% é a semana anterior à data. Com 15 dias de antecedência vem em seguida, com quase 30%. Pouco mais de 3% disseram já terem ido às compras. Véspera de Natal e no próprio dia foram citados por 4,3% e 0,9% dos respondentes.

PRESENTES

Citado por 56,9% dos entrevistados, o preço segue como o maior diferencial na hora da compra do porto-alegrense, seguido pela qualidade do produto (53,1%), e por ter conhecimento do gosto do presenteado (50,3%).

Na pergunta relacionada a qual produto os consumidores pretendem comprar para dar de presente, as roupas lideram com 64% das respostas. Brinquedos e calçados completam a lista dos produtos top 3. Dar dinheiro como presente aparece mais atrás, com apenas 2,3%.

Quando a pergunta é sobre o que gostariam de receber de presente, as mulheres preferem o perfume(22,8%). Já o público masculino indicou a camisa (21,7%).

Segundo Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, as perspectivas são de um natal com bons valores investidos pelos consumidores. “Os dados apresentados, tanto na média de presentes por pessoas, como a média de valor gasto somado todos os itens nos transmite o sentimento de que as festas de fim de ano motivam os clientes a presentearem pessoas próximas a si”. Piva finaliza apontando que pessoas querendo comprar e lojistas oferecendo diferenciais é a receita para o sucesso nas vendas de Natal.