A execução de um plano de trabalho com foco em pesquisa, difusão de tecnologia e produção para fortalecimento da apicultura e meliponicultura no Estado. Esse é o objetivo do acordo de cooperação assinado entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs), nesta sexta-feira (8), em Taquari, considerado o berço da apicultura nacional.
A parceria, de 10 anos, compreende o uso compartilhado de parte da área do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Apicultura (Ceapis) do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi) para o cultivo agrícola e a produção de abelhas, aliado ao desenvolvimento de pesquisas. Tudo isso visando o desenvolvimento socioeconômico do setor, buscando gerar conhecimentos e promover a melhoria dos padrões de produtividade, de qualidade e de competitividade dos produtos.
O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, destacou que este acordo é resultado do somatório de ações de todos os governos, que agiram com responsabilidade. “Essa parceria reúne diversos atores aqui presentes hoje, por uma cultura que é apaixonante. Será uma oportunidade para difundir novas atividades, outras formas de manejo e de tecnologias que possam melhorar ainda mais a nossa agricultura para produzir com mais qualidade”, enfatiza.
O acordo de cooperação possibilitará a realização de diversas atividades, potencializando ações conjuntas e integradas entre a pesquisa e o setor produtivo e que possam ser utilizadas, inclusive, como unidades demonstrativas para realização de dias de campo e vitrines tecnológicas, beneficiando produtores, técnicos e toda a comunidade.
O presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul, Ademir Haetinger, frisou que este é um passo gigante para o Rio Grande do Sul. “Aqui temos a união de diversas equipes, de todas as áreas, porque se viu a importância para a produtividade. Vamos conseguir disseminar o conhecimento dentro de uma área de apicultura, que é um bioinsumo de produção. Já temos 500 caixas de abelhas jatai para iniciar os trabalhos aqui no centro e tenho certeza que vamos dar um passo gigante de crescimento”, reforça.
O evento também contou com a presença dos deputados federais Lucas Redecker e Pedro Westphalen, além de diversos representantes do município e da área da apicultura e familiares de Emílio Schenk, um dos apicultores responsáveis por tornar o Estado do Rio Grande do Sul o berço da apicultura nacional.
“Estamos trazendo essa nova possibilidade para reestruturar esse local que é histórico para Taquari e para o Brasil, com grande potencial de crescimento e transformação. O pórtico da cidade de Taquari mostra o favo de mel e a laranja, e hoje estamos trazendo novamente a produção do mel”, afirmou o diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi), Caio Efrom.
O modelo de parceria assinado com a Fargs já foi estabelecido pelo DDPA/Seapi nas áreas dos Centros de Pesquisa de Vacaria, Veranópolis e Júlio de Castilhos, com as entidades Coperval, Copercampos e Cotrijuc, respectivamente, com absoluto sucesso, citando como exemplo o Dia de Campo com a participação de mais de 500 pessoas em abril deste ano.