Embora o Brasil esteja entre os cinco maiores produtores de alimentos do mundo, a fome e a insegurança alimentar assombram milhares de brasileiros, que convivem com a incerteza se terão ou não algo para comer ao longo do dia. Por isso, a Rede de Bancos de Alimentos do RS está realizando a campanha Natal do Bem que terá eventos especiais no próximo sábado, dia 9 de dezembro, com a realização do Sábado Solidário e das Cavalgadas do Bem em todo o Estado.
Toda a sociedade é conclamada a dar as mãos e manter acesa a chama do espírito natalino, com amor, solidariedade e empatia com o próximo, para que todos mantenham a fé de uma vida melhor, com saúde e força para o novo ciclo que se projeta. O Sábado Solidário, realizado em frente a supermercados parceiros, será uma grande oportunidade para ajudar o próximo.
Neste dia, os Bancos de Alimentos de Cachoeirinha, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Gravataí, Pelotas, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga e Campo Bom), Rio Grande, Tramandaí e Viamão, estarão com voluntários uniformizados recolhendo os donativos, e no dia 16 será a vez de Torres e Vale do Sinos (São Leopoldo, Portão, Sapucaia do Sul e Esteio).
Também no dia 9 de dezembro serão realizadas as Cavalgadas do Bem, que integram a campanha Natal do Bem, promovidas em todo o Rio Grande do Sul com a participação de Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes locais. Cavaleiros e seus cavalos percorrerão as ruas de mais de 80 municípios, arrecadando alimentos para garantir um Natal mais feliz a milhares de famílias. Os donativos coletados serão destinados ao Banco de Alimentos de cada localidade. Nas cidades onde a instituição não atua, os próprios CTGs e piquetes ficarão encarregados de realizar a distribuição no município.
Para realização das campanhas, a Rede também conta com a parceria de Heróis do Banco de Alimentos: a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e em Porto Alegre, do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) e do Centro Empresarial Porto Seco (Ceporto).