O investimento global em publicidade deve somar US$ 889 bilhões neste ano, alta de 5,8%, em relação a 2022. É o que aponta um estudo do GroupM, divisão de investimentos em mídia do grupo WPP. O Brasil encerrará o ano com uma receita de publicidade de US$ 20,2 bilhões, alta de 10,3% ante o resultado de 2022.
“No final de 2023, o mercado publicitário global continua a registar um crescimento anual de 5,8%, apesar da inflação, das elevadas taxas de juros, da economia lenta da China e dos impactos persistentes da pandemia”, avaliou o GroupM.
Segundo o estudo, o Brasil será o sétimo que mais investe em publicidade no mundo neste ano — era o oitavo em 2022 — e deve manter a posição em 2024. O mercado global, no próximo ano, deve expandir 5,3%, segundo o estudo. E deve avançar 6% ao ano de 2025 a 2028.
As mídias digitais, excluindo mídia digital externa (OOH) e streaming – deve avançar 9,2%, em 2023. As plataformas de busca devem ter alta de 7,8%, no mesmo intervalo. Entre os serviços de streaming de vídeo, o estudo projeta uma taxa de crescimento anual composta de 9,5% na receita de publicidade nos próximos cinco anos, somando US$ 45,8 bilhões em 2028. A receita com anúncios de áudio, incluindo serviços de streaming, totalizará US$ 26,4 bilhões em 2023, uma queda de 2,9% comparada ao resultado de 2022. Em 2024, é esperado avanço de 0,4%.