Com a vitória sobre o Fluminense no Maracanã, aliado aos tropeços dos adversários, o Grêmio terminou em 2º lugar no Brasileirão, e com isso, está garantido na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2024. Assim, só conhecerá seu futuro na competição em março, quando a Conmebol realizar o sorteio da fase de grupos.
A fase de grupos será realizada entre 3 de abril e 29 de maio. O mata-mata começa em agosto, sendo uma fase por mês, até a grande final marcada para o dia 30 de novembro. Neste ano, a Copa Libertadores terá um período de duração maior por conta da Copa América, que será realizada entre os dias 20 de junho e 14 de julho. Durante essas datas, a Libertadores dá um tempo.
Assim como no ano passado, o Brasil terá sete clubes na próxima edição do torneio. Desta vez, Palmeiras, Fluminense, São Paulo, Atlético-MG, Flamengo e Grêmio vão direto para a fase de grupos, enquanto Bragantino e Botafogo irão disputar a fase preliminar.
Além dos oito clubes brasileiros, outras 34 equipes estão garantidas na principal competição continental. Equipes tradicionais como River Plate, Peñarol e LDU são algumas delas. Ainda restam cinco vagas, duas na Argentina, e outras três em Bolívia, Chile e Colômbia.
Veja a lista dos classificados, por país, à Libertadores de 2024:
Argentina (4): River Plate, Rosario Central, San Lorenzo e Talleres
Bolívia (3): Always Ready, Bolívar e The Strongest
Chile (4) : Cobresal, Colo Colo e Huachipato
Colômbia (3) : Águilas Doradas, Atlético Nacional e Millonarios
Equador (5): Aucas, Barcelona, El Nacional, Independiente Del Valle e LDU
Paraguai (4): Cerro Porteño, Libertad, Nacional e Sportivo Trinidense
Peru (4): Alianza Lima, Melgar, Sporting Cristal e Universitario
Uruguai (4): Defensor, Liverpool, Nacional e Peñarol
Venezuela (4): Caracas, Deportivo Táchira, Puerto Cabello e Portuguesa