Demitidos pelo Instituto de Cardiologia podem retornar ao trabalho nesta quarta, afirma sindicato

TRT4 manteve decisão para que 223 funcionários sejam reintegrados

Manifestantes realizaram protesto em frente ao Instituto de Cardiologia de Porto Alegre em função das mais de 200 demissões | Foto: Ricardo Giusti / CP

Os 223 funcionários demitidos pelo Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC) no dia 17 de novembro deverão retornar ao trabalho nesta quarta-feira, de acordo com o Sindisaúde-RS. Isto porque o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em segunda instância, decidiu pela manutenção da decisão que dava ganho de causa ao Sindisaúde-RS e ao Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs).

O Instituto de Cardiologia ainda pode recorrer da decisão no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, uma reunião seria realizada com a casa de saúde para definir como ocorrerá a reintegração. “Resultado de uma categoria que mantém um sindicato forte e que está ao lado dos trabalhadores em todos os momentos, inclusive nos piores, como o dessa demissão em massa”, declarou.

Procurado, o Instituto de Cardiologia informou que ainda não foi notificado da decisão de reintegrar os 223 colaboradores demitidos em novembro.