No cenário econômico mundial, um dos dados mais relevantes virá da economia norte-americana. Na sexta-feira, 8, os dados de folha de pagamento (payroll) serão apresentados juntamente com a taxa de desemprego de novembro. Para criação de vagas, as expectativas são de criação de até 175 mil vagas para um percentual de desempregados chegando a 3,90%.
Esses não serão os únicos dados apresentados sobre o mercado de trabalho norte-americano uma vez que os números de geração de vagas de trabalho na pesquisa ADP serão divulgados quarta-feira, sendo esperada 120 mil novas vagas. Os dados são avaliados como relevantes no estabelecimento da política monetária dos EUA.
Na quinta-feira, 7, o PIB do terceiro trimestre será conhecido na Zona do Euro e no Japão, com destaque também para a produção industrial da Alemanha no dia, e na sexta-feira, 8, sai o índice de preços ao consumidor no mercado alemão. A inflação também será acompanhada, com Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Japão na segunda-feira. Os preços ao produtor da Europa serão divulgados na terça-feira, 5, e da China na sexta-feira, 08. Tanto o PIB da Zona do Euro quanto o do Japão serão conhecidos na quinta-feira, 7.