O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, em entrevista ao programa Agora criticou os abusos do Supremo Tribunal Federal (STF) contra as prerrogativas dos advogados.
Durante o evento, que ocorreu em Minas Gerais, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais, Sérgio Leonardo, fez uma crítica aos excessos do Supremo Tribunal Federal de impedir sustentação oral de advogados na defesa de seus clientes. O discurso foi feito no evento com a presença do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.
“O que nós temos dito a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul tem falado desde 2022, quando ninguém estava falando sobre os excessos do STF. A nossa voz do Rio Grande do Sul está ecoando pelo Brasil e hoje mostrando que há sim excessos praticados pelo Supremo Tribunal Federal tanto em relação à violações ao devido processo legal”.
O ofício feito pela OAB Nacional entregue ao Ministro Barroso, que se comprometeu, conforme Lamachia, a conversar com outros Ministros do STF quanto ao assunto.
“Nós estregamos esse ofício a Barroso e ele se comprometeu em conversar com os demais ministros em tentar avançar no assunto, julgando o julgamentos dessas ações originárias para as turmas do Supremo Tribunal Federal e voltando a possibilitar a realização da sustentação oral. Nós estamos vivendo um momento delicado e grave no Brasil em relação aos termos da advocacia do brasil. Muitas dessas limitações partiu da Suprema Corte”, lamenta.