O comércio brasileiro deve movimentar R$ 4,6 bilhões em vendas na Black Friday 2023, que oficialmente acontece nesta sexta-feira, 24. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e, se confirmado, será registrada a maior movimentação financeira desde sua incorporação ao calendário do varejo em 2010. Isso representa um crescimento de 4,3% em relação ao ano passado, descontando a inflação.
Em 2023, os segmentos de eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 1,28 bilhão) e de móveis e eletrodomésticos (R$ 1,05 bilhão) deverão responder por quase metade (48%) da movimentação financeira prevista. Tendem a se destacar ainda os ramos de hiper e supermercados (R$ 1,02 bilhão) e de vestuário, calçados e acessórios (R$ 0,73 bilhão).
A CNC monitorou a demanda pelos dez principais produtos mais buscados pelos consumidores no e-commerce brasileiro nos últimos 30 dias. Informações coletadas por meio do Google Shopping acusaram variações mais expressivas da busca por produtos como aparelhos de ar-condicionado (+177,3%), aparelhos de TV (+88,0%) e fogões (+68,6%).
REGIÃO METROPOLITANA
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, no acumulado dos últimos 12 meses até outubro de 2023, a inflação da cesta para a Black Friday totalizou +2,74%, ou seja, houve uma queda de 10,26 pontos percentuais em relação a igual período de 2022 (+13,00%). Já para o Brasil, houve alta de +2,99%: consideravelmente menor do que os +13,70% verificados no ano passado.
Os dados são da CDL POA, que selecionou os principais produtos e serviços consumidos na Black Friday e constatou, a partir de levantamento inédito realizado em âmbito nacional e regional, que o ritmo de crescimento desse conjunto de preços diminuiu mais de 10 pontos percentuais em relação ao ano passado na Região Metropolitana (RM) de Porto Alegre e no Brasil.
O indicador próprio foi calculado com base na separação de uma cesta de 60 dos 378 subitens investigados pelo IBGE para a composição do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Conforme dados, a variação do IPCA cheio é maior em relação à Black Friday em 2023, algo que não ocorreu em 2022. O economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, aponta alguns fenômenos que justificam a moderação.