MenuPOA debate empreendedorismo feminimo

Dados do IBGE mostram que as mulheres lideram 34,4% do total de negócios no país

Da esquerda para direita: Suzana, Lúcia, Elaine e Aline Crédito: João Mattos/Divulgação

O empreendedorismo feminino no Brasil está testemunhando uma ascensão. Este foi o tema central da reunião-almoço do MenuPOA desta terça-feira, 21, tradicional evento realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). O encontro teve como palestrantes Elaine Deboni, CEO do Centro Popular de Compras (POP Center), Aline Colombo, diretora da Associação do Comércio e Indústria da Restinga e Lúcia Andrade, Advogada, Coach e Palestrante, que falaram sobre Empreendedorismo Feminino: Vencendo Tabus e Alcançando Sonhos.

Nos relatos das palestrantes, histórias pessoais de superação do ao de empreender e as dificuldades oferecidas para a força feminina de trabalho. Segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com base em informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgadas em 2022, mulheres lideram 34,4% do total de negócios no país, totalizando 10,3 milhões de empreendedoras. Movidas pelo poder e pela resiliência, em meio a desafios, as mulheres vêm se destacando e ocupando cada vez mais espaços onde antes eram apenas coadjuvantes.

No começo do evento, a presidente da ACPA Suzana Vellinho Englert homenageou a ex-presidente da Federasul, Simone Leite por sua atuação defesa do empreendedorismo feminino.