O Colégio Estadual Imigrante, uma escola pública de Caxias do Sul, está prestes a competir pelo Prêmio COY (Company of the Year) em Buenos Aires, de 28 a 30 de novembro. A competição reconhece os melhores projetos desenvolvidos pelos alunos no programa de empreendedorismo jovem Miniempresa, que é promovido pela Junior Achievement.
O Colégio Anchieta de Porto Alegre também vai concorrer ao título de “Melhor Miniempresa das Américas”, promovido pela JA, que reúne os países da América Latina e Canadá. Os dois colégios do Rio Grande do Sul estão entre os 3 vencedores na categoria nacional, anunciados pela JA Brasil. O Colégio Estadual Imigrante de Caxias do Sul concorre com a miniempresa Mantec, que desenvolveu um produto 3 em 1: touca, gola, e balaclava. Já o Colégio Anchieta de Porto Alegre concorre com a miniempresa Salvei, que desenvolveu um porta-copos que pode ser fixado em superfícies como mesas e prateleiras.
No total, participarão da final em Buenos Aires 20 miniempresas de 9 diferentes países das Américas. Cerca de 30 mil jovens fizeram parte do programa Miniempresa da JA em 2023 e apenas um grupo ganhará o título de “Melhor Miniempresa do Ano”.