Depois de uma semana mais curta com o feriado da Proclamação da República, e um desempenho positivo no resultado do Ibovespa em dois anos, o período que começa nesta segunda-feira, 20, tem poucos resultados econômicos para serem divulgados. Além da divulgação do Relatório Focus, pelo Banco Central, tem a liberação da arrecadação de impostos de outubro pela Receita Federal, com estimativa de atingir R$ 212,7 milhões.
Na terça-feira, 21, será divulgada a sondagem industrial pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na quarta-feira é a vez da PNAD Contínua do terceiro trimestre de 2023 ser apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, assim como os dados do Banco Central sobre o fluxo cambial semanal.
Na quinta-feira, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentará os dados de IPC-S e a sondagem da indústria da construção da CNI será conhecida. A semana termina com a sondagem do consumidor divulgada pela FGV.
CAMPO POLÍTICO
O tema que mistura economia e política se concentra na aprovação final do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) na Câmara dos Deputados, que pode acontecer na semana. No Senado Federal há possibilidade de seguirem as discussões sobre a proposta de alteração da tributação de fundos offshore e exclusivos. O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e é considerado parte importante do plano de arrecadação do governo, em especial na busca pelo cumprimento da meta de déficit zero em 2024.