Giruá vai decretar situação de emergência após temporal e desabamento em ginásio

Acidente provocado por vendaval matou a fisioterapeuta Isabeli Soardi

Giruá vive cenário de caos na manhã de quinta-feira | Foto: Rafael Belmonte / RB Notícias / Especial

O prefeito de Giruá, Ruben Weimer, disse nesta quinta-feira pela manhã que ainda é cedo para mensurar os estragos ocasionados pelo temporal da noite dessa quarta. “Foi um fato bastante lamentável, e o que mais sentimos é pela perda da Isabeli”, afirmou ele, citando a fisioterapeuta de 26 anos Isabeli Soardi, vítima fatal da tragédia. Segundo ele, o município vai decretar situação de emergência e luto oficial. “Ainda foi um milagre que muitas pessoas escaparam ilesas ou com ferimentos leves, em razão do fato ocorrido”, afirmou ele.

ginásio Splendor Sports, localizado no bairro Mucha, na entrada de Giruá, era particular, e recebia dezenas de pessoas no momento da tragédia, ocorrida por volta das 21h30min de ontem. “Estava cheio em razão do feriado. Era um local onde as pessoas frequentavam diariamente, com quadras de futebol sete, vôlei, mais quadras poliesportivas”, disse Weimer. Conforme ele, ainda não era possível calcular os prejuízos, devido ao fato de ter ocorrido à noite, mas as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura estavam trabalhando na contabilização.

Além da morte de Isabeli, cuja mãe é professora e o pai trabalha no serviço de transporte escolar, houve ainda cerca de 60 feridos, a grande maioria leves. Dois estavam em estado mais grave, e foram levados a hospitais de Santo Ângelo e Santa Rosa. “Sem dúvida, ela era uma menina muito querida por todos, e era de uma família tradicional do município. Só quem passa por isto pode mensurar o tamanho da tragédia. Lamentamos muito mesmo e é bastante dolorido”, comentou o prefeito. Giruá está sem energia por parte da distribuidora RGE, porém geradores estão chegando ao município. “É uma cidade pequena, todos se conhecem, porém passo a passo vamos reconstruir e tocar em frente”, afirmou ele.