Com o objetivo de levar informação para trabalhadores do campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) promove no dia 23, o Seminário de Ovinocultura, em Pelotas. O evento debate estratégias para uma ovinocultura competitiva, buscando sensibilizar os participantes quanto à necessidade de bom planejamento e organização, tanto para dentro como para fora da porteira. O encontro ocorre entre 8h45min e 17h, no Parque Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas (v. Fernando Osório, 1754 – Três Vendas). As inscrições são gratuitas.
Na parte da manhã, as palestras têm como proposta abordar o cenário atual do mercado para carne e lã ovina. À tarde, a intenção é mostrar aos participantes como a profissionalização, a partir de orientação técnica, organização e gestão, é fundamental para a melhoria da produtividade e rentabilidade na atividade.
Além das palestras, ministradas por profissionais experientes no setor, o evento também apresenta casos de sucesso e oportunidades que servem como exemplo de bom desempenho.
“Convidamos palestrantes do mais alto nível e com muito conhecimento prático na atividade. Por exemplo, traremos do Paraná a experiência da Castrolanda, que é uma cooperativa que está bem estabelecida e posicionada na produção e comercialização de carne ovina. Com os painéis da manhã, queremos levar ao produtor informações que o mercado consumidor está buscando para ele conseguir adequar as produções de acordo com as demandas do mercado. Já na parte da tarde, falaremos mais da porteira para dentro, que são orientações de manejo, de gestão, de planejamento para que as propriedades se tornem cada vez mais profissionais”, explica o técnico do Senar-RS Pedro Rodrigues.
Parceria
A realização do Seminário de Ovinocultura é do Senar-RS, com apoio do Sistema Farsul, Sindicato Rural de Pelotas, Associação Rural de Pelotas, Comissão de Ovinos da Farsul e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).
Programação
8h45min — Abertura.
Painéis da manhã
Moderação: Elisabeth Lemos, Comissão de Ovinos da Farsul
9h — Palestra: Oportunidades do mercado da carne e da lã. Palestrante: Ney L. Ulrich Neto (Comissão de Ovinos da Farsul)
10h — Painel: Inspirações e sucesso no mercado da carne ovina
Palestra: Cordeiro Castrolanda: ontem, hoje e amanhã. Palestrante: Tarcisio Bartmeyer (Cooperativa Castrolanda)
Palestra: Desafios e Oportunidades do Mercado da Carne Ovina. Palestrante: Felipe Vogt (Celebra Gourmet)
11h — Painel: Lã de qualidade: produção e posicionamento de mercado
Palestra: Manejo e genética para qualidade de lã. Palestrantes: Fernando Amarilho Silveira (Instrutor do Senar-RS),
Palestra: Programa de certificação de lãs ARCO realidade e futuro. Palestrante: Sérgio Muñoz – (técnico da Arco).
12h — Mesa Redonda
12h30min — Almoço
Painéis da tarde
Moderação: Eduardo Condorelli, Superintendente do Senar-RS
14h — Palestra: Planejamento para aumento produtivo do rebanho. Palestrante: César Peschel (técnico da Arco)
14h45min — Palestra: Vamos produzir mais cordeiros! Palestrante: Daniel Barros (consultor Autônomo)
15h30min — Palestra: Case de ovinocultura da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Palestrantes: Raul Telesca (produtor ATeG – Ovinos) e Marina Vasconcellos (supervisora ATeG – Ovinos)
16h15min — Mesa Redonda
17h — Encerramento
Serviço: Seminário de Ovinocultura
Quando: 23 de novembro (quinta-feira), entre 8h e 17h
Onde: Parque Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas (v. Fernando Osório, 1754 – Três Vendas), em Pelotas
Quanto: Gratuito. Inscrições devem ser realizadas neste link.