25ª edição da Corrida contra o Diabetes ocorre neste domingo, em Porto Alegre

Largada para a maior corrida em prol da causa na América Latina ocorre às 10h, no Parcão

Foto: ICD / Divulgação

O Instituto da Criança com Diabetes (ICD) confirmou para Novembro ações de conscientização na Capital no mês alusivo à doença. As iniciativas preveem a iluminação especial do barco Cisne Branco, do prédio da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, campanha de Advocacy em painéis espalhados por toda cidade e a realização da 25ª Corrida para Vencer o Diabetes.

A 25ª edição da tradicional Corrida para Vencer o Diabetes, que foi transferida para o dia 12 de novembro, tem largada marcada para às 10h, no Parcão, em Porto Alegre. Ela é considerada a maior corrida em prol da causa na América Latina e reunirá milhares de apoiadores na disputa.

Conforme a gerente executiva do instituto, Ana Bertuol, em 2023 a proposta prevê o uso de camisetas ecológicas, feitas de fibra de garrafas pet recicladas e algodão sem processamento. “Quem comprar a camiseta ajudará a causa do diabetes na criança e no jovem, mas colabora também com as próximas gerações. Nossa meta é comercializar 10 mil camisetas, arrecadando recursos para os nossos projetos e retirando uma tonelada de plástico do meio ambiente ao mesmo tempo”, ressaltou.

Ainda segundo o ICD a corrida tem o viés participativo e não competitivo. Quem deseja participar pode adquirir a camiseta no site www.icdrs.org.br/corrida e retirar em uma das unidades da Panvel Farmácias, no dia do evento no Parcão ou na sede do Instituto (Rua Álvares Cabral, 529, bairro Cristo Redentor – Porto Alegre). Mais informações estão disponíveis pelo WhatsApp (51) 98168-1654.

Já o Espaço Cultural do Barco Cisne Branco recebe, no dia Mundial da Diabetes, véspera de feriado, um show de fado e música portuguesa, com o grupo Alma Lusitana, para um roteiro durante a noite pelas lindas paisagens do Guaíba. A embarcação estará toda iluminada na cor azul, que é o símbolo mundial do Diabetes. Parte dos ingressos vendidos será destinado ao Instituto da Criança com Diabetes.

Conforme o ICD, mais de 9 mil pessoas entre zero e 20 anos convivem com o Diabetes Tipo 1, forma mais grave da doença. Mais de 4,7 mil destas crianças e jovens, dependentes de insulina, são acompanhadas pelo Instituto, que presta assistência interdisciplinar através de um Programa de Educação Continuada em Diabetes, tratamento (com acesso também a novas tecnologias) e Assistência Social nas modalidades Hospital Dia, Ambulatorial e Hot Line. Tudo de forma totalmente gratuita, através do Sistema Único de Saúde – SUS, mediante convênio de parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC).