O ativista político do Movimento Brasil Livre (MBL), Jota Júnior, comentou nesta quarta-feira, em entrevista no programa Bom Dia, da Rádio Guaíba, sobre a intenção do grupo de criar um novo partido, a Missão. Durante congresso do movimento, no dia 31 de outubro, foi manifestado pelo MBL o início das articulações para o surgimento da nova sigla. Para concretizar a criação do novo partido no entanto, são necessárias 550 mil assinaturas. Após o lançamento da iniciativa, em menos de 72h o MBL já reuniu 8 mil assinaturas. O objetivo é alcançar a meta até a próxima edição do congresso, marcada para 2024.
Segundo Jota Júnior, a ideia já vinha sendo discutida internamente e foi solidificada com o ‘descrédito dos partidos tradicionais’. “Nós vimos a necessidade de criação de um partido político que buscasse trazer pra si aquele nosso compromisso geracional. Então o movimento sempre reforça muito que a ideia é não ser criado apenas mais um partido político, mas sim que todos nós temos uma missão, um compromisso geracional em promover aos próximos anos uma alternativa sólida, duradoura, baseados em princípios e valores muito claros de alternativa a hoje, um dos poucos partidos políticos que existem no Brasil”, justificou.
Sobre o Rio Grande do Sul, Jota Júnior declarou que o MBL pretende ampliar a base no Estado, visando o fortalecimento da futura sigla nas disputas nacionais. “O Rio Grande do Sul é um estado que certamente nós pretendemos crescer muito, dado ao histórico de participação do nosso estado inclusive no surgimento do Movimento Brasil Livre então nós temos esse dever histórico de buscar identificar os locais onde há uma grande demanda pela nossa atuação e consequentemente, buscar o crescimento de um partido ali”, declarou.
Estiveram presentes no evento de lançamento da Missão, políticos como o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), um dos fundadores do MBL, assim como o senador Sergio Moro (União-PR). O MBL conta com integrantes de partidos como PSDB e Novo. Kim Kataguiri aproveitou a ocasião para lançar sua candidatura à prefeitura de São Paulo em 2024.