Próximo ao feriado de 20 de Setembro deste ano, a empresa Conesul assumiu o serviço de coleta automatizada de resíduos na área central de Porto Alegre, depois da chamada ‘crise dos contêineres’, que provocou a rescisão de contrato com o Consórcio Porto Alegre Limpa. Mesmo após a troca, o que se vê é ainda um cenário preocupante, com tonéis estragados, sem tampas, alças e ainda algum lixo espalhado no entorno.
Ao menos três contêineres apresentavam problemas na manhã desta sexta-feira: na esquina da Aureliano de Figueiredo Pinto com a travessa Pesqueiro, no bairro Menino Deus, um deles estava sem tampa ou alça. Tanto no cruzamento da Lopo Gonçalves com a Lima e Silva, na Cidade Baixa, e da Duque de Caxias com a Bento Martins, no Centro Histórico, não haviam tampas. Em outros pontos, os moradores comentam que temem o risco de contaminação, em razão da falta de alças.
Na metade deste ano, a detecção de falhas no serviço fez com que houvesse a intenção de quebrar o contrato com a Porto Alegre Limpa, que, inicialmente, atendia aos lotes 1 e 2 da coleta automatizada, correspondentes a 18 bairros. O contrato foi, de fato, rompido unilateralmente em fevereiro deste ano. A Conesul passou a operar apenas no lote 2, mas, dois meses depois, a Prefeitura retomou a totalidade do serviço com a Porto Alegre Limpa, antes de rescindi-lo novamente em setembro.
Conforme a Prefeitura, a nova empresa deverá recolher os resíduos diariamente, e não de maneira alternada, como ocorre na maioria dos bairros atendidos. Também deve haver um acréscimo de 140% no número de equipamentos nas vias públicas, para um total de 6 mil. Procurada, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) disse que o problema de recolhimento de resíduos foi resolvido com a troca da empresa prestadora do serviço, via contrato emergencial.
“A coleta automatizada está sendo realizada em todos os roteiros e horários determinados pelo DMLU”, garantiu a SMSUrb, acrescentando que os contêineres informados pela reportagem estão no cronograma de troca dos próximos 30 dias. O prazo para substituição de todos os contêineres de Porto Alegre é de 60 dias, na segunda etapa do serviço, ainda conforme a SMSUrb. Até o momento, em que metade deste tempo já está transcorrido, cerca de 1,5 mil já foram trocados, e restam ainda 900, cuja troca pela empresa terceirizada deve ocorrer no restante do período.