Quem circular pelo Rancho Tabacaray no próximo dia 25 de novembro, na Avenida Vicente Monteggia, 2662, Vila Nova, terá a chance de conferir de perto toda a beleza cênica do Almas del Fuego, projeto itinerante comandado pelo mestre parrillero Antônio Costaguta, da multiplataforma El Topador. É que o espaço se transformará em uma ode ao fogo, à fumaça, à brasa e à chama da cultura gaúcha.
Na cozinha a céu aberto, lenha, muita lenha, grelhas faiscantes, tremps e fogões ancestrais, panelas de ferro que contam segredos e cortes especiais de Carne Certificada Hereford, provenientes do Frigorífico Silva. Sem contar o aroma do churrasco, que irá acariciar os sentidos.
“O Rancho se encherá de histórias, intervenções artísticas e muita música numa rica homenagem à cultura da nossa fronteira seca”, adianta Costaguta. Mas, antes de qualquer coisa, o Almas del Fuego pede licença para revelar a sua essência. Entre os segredos do projeto concebido em 2017, uma promessa: a sustentabilidade.
“Aqui não existe espaço para o desperdício e a diversidade é mais do almejada. É ingrediente especial, é garantia plena. O Almas del Fuego é um chamado a todos que amam a tradição, que se emocionam com o crepitar do fogo, com a música que embala nossos corações e que respeitam a natureza”, complementa o mestre parrillero.
A filosofia do projeto busca evitar ao máximo o desperdício na cadeia produtiva dos alimentos, em especial da carne, um elo precioso entre o campo e o urbano que merece respeito. Por isso, o evento se dará através da distribuição de tickets, 9 no total, sendo 2 tickets de sobremesas típicas. E para a garotada, um menu especial com arroz, feijão e carne, além de sucos e águas.
“Queremos que as pessoas degustem sem pressa o sabor dos alimentos preparados na brasa, fazendo com que a tradição encontre com a modernidade e a chama ancestral se misture com os sabores autênticos”.
DOBLE CHAPA
Nascido na Fronteira Seca entre o Brasil e o Uruguai, esse gaúcho doble chapa de Santana do Livramento radicado em Porto Alegre e idealizador de inúmeros projetos, entre eles a web série Desbravando, o espaço multicultural Rancho Tabacaray, o projeto anual Piquete El Topador, o estúdio de gravação e espaço de eventos Refúgio do El Topador, o programa televisivo Na Beira do Fogo e o bate-papo musical Buenas Hermanos, tem propagado a qualidade e o respeito pela cadeia da carne por onde passa.
“Que Porto Alegre se encante com esse festival. Que a Fronteira Seca – composta por peculiaridades históricas de formação sociocultural – como língua, hábitos, costumes etc. encontre sua voz. No Almas del Fuego o encontro é real, e a poesia, a música, a arte e a acessibilidade são a nossa voz”, destaca Costaguta.