A Cooperativa Vinícola Garibaldi aposta no último trimestre do ano para alavancar a comercialização de espumantes. A estimativa é fechar 2023 com um crescimento 10% superior ao de 2022. Alguns argumentos ajudam nessa projeção, mesmo em um ano em que os prognósticos de estabilidade praticamente se confirmaram para o setor vitivinícola.
Embora as vendas de espumantes no Brasil tenham caído 10% entre janeiro e agosto, a cooperativa manteve a comercialização de seu produto carro-chefe praticamente estável no período – ou seja, cresceu acima do setor. “Tínhamos em mente que o ano de 2023 seria desafiador e precisávamos entender o novo momento que estava surgindo. Mas mesmo diante de algumas incertezas, mantivemos o nosso planejamento, com a chegada de sete lançamentos, e isso nos ajudou a superar os desafios que o ano impunha”, constata o gerente de Marketing da vinícola, Maiquel Vignatti.
A Cooperativa Vinícola Garibaldi deve finalizar 2023 com a venda de 6,5 milhões de garrafas de espumantes. Produtos como o Garibaldi Prosecco Rosé Sweet, que chegou neste ano aos consumidores, assim como o Garibaldi Moscato Zero Álcool, entre outros, foram decisivos para suplantar os desafios que se apresentavam. Jovens e descontraídos, eles atendem a consumidores mais afeitos a bebidas leves, o que não deixa de renovar o público da cooperativa. O Sweet, por exemplo, trouxe mais dulçor e ainda mais suavidade ao seu relativo Prosecco Rosé – primeiro do país em sua modalidade – e de cara recebeu ouro duplo no concurso Vinus, na Argentina, atingindo impressionantes 99 pontos. Já o Moscato aproximou as características aromáticas do melhor espumante do Cone Sul, o Garibaldi Moscatel, porém sem álcool.
NOVA APRESENTAÇÃO
Outra ação para estimular o mercado foi a nova rotulagem de alguns produtos da marca inspirados nas quatro estações nos pontos de venda. Os primeiros produtos a receberem a nova apresentação foram o Garibaldi Moscatel Rosé e o Garibaldi Prosecco Rosé, embalados em motivos primaveris desde o início da nova estação. O projeto, que também faz alusão ao novo roteiro enoturístico da cooperativa, “Uma História para Degustar”, seguirá com lançamentos assim que as estações verão, outono e inverno se aproximarem – as bebidas a receberem os novos rótulos ainda não foram anunciadas.
A aposta na diversificação do mix de espumantes da cooperativa é uma estratégia, também, para atender às expectativas de seu público. Os espumantes respondem por quase 47% do faturamento da empresa. Dessa forma, essas bebidas ganharam incremento, ainda, com a chegada do primeiro espumante Nature da marca, o Garibaldi VG Blanc de Blanc, e o Garibaldi Viognier.
Tais movimentações indicam que a cooperativa se mantém não apenas atuante, mas igualmente inquieta para apresentar aos consumidores formas cada vez mais diversificadas de apreciar essa bebida. Uma grande forma de ganhar a atenção do mercado brasileiro, em que mais de 80% dele é formado por consumidores de espumantes nacionais, na categoria das borbulhas.