Inter enfrenta o lanterna, América-MG, no Beira-Rio

Com cinco desfalques, time colorado joga contra o Coelho, no Beira-Rio, em busca de pontos para subir na tabela

Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação / Rádio Guaíba

O Inter insinuou uma reação na reta final do Brasileirão. Ganhou o Gre-Nal, goleou o Santos e bateu o Vasco da Gama em São Januário. Porém, parou diante do Coritiba, em casa, freando a sua ascensão na tabela. A partir de agora, a meta colorada é ganhar e somar pontos apenas para manter-se afastado da zona de rebaixamento e entre os classificados para a próxima edição da Copa Sul-Americana. Se mais adiante, se uma sequência de vitórias ocorrer, os colorados poderão mirar outros objetivos. Diante deste cenário nada auspicioso, o time de Eduardo Coudet volta a campo na noite desta quarta-feira, às 19h, agora para enfrentar o América Mineiro, outra vez no Beira-Rio.

A ideia, claro, é somar os três pontos para subir na tabela. Se tudo der certo e o Inter for ajudado também pelos resultados paralelos, pode chegar até à décima posição no Brasileirão. Por outro lado, se perder, o time colorado pode terminar a rodada em 14º lugar, a apenas três pontos da zona de rebaixamento. Faltam apenas oito rodadas para o desfecho da competição e, neste momento, o Inter tem a penúltima vaga na Sul-Americana. Assim como no domingo passado, o adversário gaúcho atravessa enormes dificuldades. O América Mineiro disputa com o Coritiba, que venceu o Inter em casa por 4 a 3 na última rodada, para ver qual dos dois será o lanterna do Brasileirão.

Neste momento, os mineiros estão em vantagem, em último com quatro pontos a menos que o Coritiba. Ambos estão virtualmente rebaixados. O adversário, em teoria, não deve apresentar muita resistência, mas o próprio Inter tem problemas. Coudet terá que mandar a campo uma formação quase emergencial, cheia de desfalques. Na defesa, o técnico não contará com Renê, que deverá ficar afastado pelo menos até o final deste mês devido a uma lesão muscular, e Vitão, expulso diante do Coritiba.

No meio-campo, as ausências são Johnny e Maurício, ambos suspensos. As substituições não foram confirmadas. Para a lateral-esquerda, a única alternativa sem improvisação é Dalbert, cuja atuação contra o Coritiba foi bastante contestada. Como Thauan Lara está com a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos, caso não queria escalar Dalbert, Coudet terá que deslocar De Pena ou Nico Hernandéz para a posição, algo improvável. Para o meio, há mais alternativas.

Na vaga de Johnny, Coudet pode optar entre Rômulo ou Gabriel. Na de Maurício, a principal alternativa é Carlos de Pena, mas uma formação mais ofensiva, com Pedro Henrique, ou mais defensiva, com Bruno Henrique, também não podem ser descartadas. Para compensar o grande quantidade de desfalques, Mercado e Wanderson, que cumpriram suspensão no domingo, voltam ao time. Ambos fizeram enorme falta na derrota para o Coritiba.
Brasileirão 2023 – 31ª rodada

Inter
Rochet, Bustos, Igor Gomes, Mercado, Dalbert, Rômulo, ,Aránguiz, De Pena, Wanderson, Alan Patrick, Valencia. Técnico: Eduardo Coudet

América-MG
Jori, Danilo Avelar, Iago Maidana, Ricardo Silva, Rodriguinho, Juninho, Martínez, Marlon Lopes, Alê (F. Azevedo), Benítez, Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Neuza Ines Back (SP) e Luiz Claudio Regazone (RJ);
VAR: Wagner Reway (PB)