A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre teve início na sexta-feira, com os 110 estandes em funcionamento das 10h às 20h. Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a expectativa da organização do evento é repetir os bons números da edição passada, quando mais de 230 mil livros foram vendidos e 1,5 milhão de pessoas passaram pela praça.
A programação extensa de muita diversidade vai até o dia 15 de novembro. Ao todo serão realizadas 650 sessões de autógrafos, sendo 46 coletivas e 604 individuais, 15 oficinas de literatura e escrita e 155 palestras na área adulta e mais de 200 atividades na programação infantil e juvenil.
Neste primeiro final de semana o tempo firme e sem chuvas colaborou para a visitação. Os corredores da feira estavam cheios, assim como os bares e restaurantes próximos. O público adulto e infantil participou das oficinas, palestras e shows da programação.
Uma novidade solidária neste ano é um ponto de coleta para doação de livros que irão para as bibliotecas dos municípios atingidos pelas enchentes de setembro no Vale do Taquari. O local para as doações será no estande do Banco de Livros do Rio Grande do Sul, em frente ao Memorial do Rio Grande dos Sul. As doações serão direcionadas pelo Banco de Livros para entrega às escolas dos municípios. A entidade possui profissionais que classificam as obras para o envio ao público adequado. Quem desejar fazer doações de livros também pode entrar em contato diretamente com com o Banco pelo e-mail [email protected] ou através do site do Banco de Livros.