O consumidor não vai pagar cobrança extra sobre a conta de luz em novembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. Segundo a Aneel, a bandeira verde ficou mantida, desde então, em razão das condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em nível satisfatório – 87%, em média, no início do período seco.
Em junho de 2022, a Aneel aprovou reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias, mas que nunca chegou a ser efetivamente cobrado. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.
Em agosto, a Aneel aprovou uma consulta pública para baratear as bandeiras tarifárias em até 36,9%. O órgão citou três fatores para justificar a redução: reservatórios cheios, expansão de energia eólica e solar e queda no preço internacional dos combustíveis fósseis.