Susentabilidade não é copiar o que os outros fazem mas atingir o seu propósito sustentável. É imposssível fazer sustentabiliadde sozinho. As recomendações são de Suelen Joner, head de Sustentabilidade da Arezzo&Co durante reunião-almoço MenuPOA da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) nesta terça-feira, 24, e que teve como tema “ESG: o caminho para negócios, mais sustentáveis, justos e éticos”.
Para Suelen o tema não se resume a pessoas, mas sobre interação humana, e não é uma questão de orçamento para as organizações. “É uma atitude, uma decisão de fazer”, disse ela. Na sua opiniçao, o cenário atual do meio ambiente é uma questão que associa o estilo de vida de nossa sociedade com o modelo de negócio.
Conforme dados do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional referentes a outubro, atualmente são mais de 1 mil municípios brasileiros estão em situação de emergência por causa de chuvas intensas, estiagem (ausência de chuvas por período prolongado) ou seca. O número é menos que os mais de 1.500 que tinham esse status oficialmente reconhecido no primeiro semestre, mas é um alerta para o período de verão quando mais cidades costumam ser afetadas por chuvas e inundações.
Para Suelen, as organizações que quiserem começar um processo de se inserirem planos de sustentabilidade devem conhecer o seu público, fazer o que é mais importante para este consumidor e para a organização, além de reduzir os seus riscos potencilizando as fortalezas existentes.