A Petrobras perdeu mais de R$ 30 bilhões em valor de mercado nesta segunda-feira, 24, depois que a companhia anunciou que vai mandar propostas aos acionistas visando reforma no seu estatuto social. Na semana passada, a Petrobras chegou ao maior valor de mercado em sua história, R$ 525 bilhões, impulsionada pela alta nas cotações do petróleo e os reajustes nos combustíveis.
A companhia pretende excluir vedações para a indicação de administradores prevista na Lei das Estatais, consideradas inconstitucionais perante o Supremo Tribunal Federal (STF). A estatal aprovou ainda a criação de uma reserva de remuneração de capital, de valor ainda não definido, para assegurar recursos para pagamentos de dividendos, recompra de ações, absorção de prejuízos e incorporação ao capital social.
Apenas nesta segunda, as ações da companhia tiveram queda de 6%. No ano, as ações preferenciais da Petrobras estão acumulando uma valorização de 78,5%, enquanto as ordinárias sobem 65,9% desde janeiro, com investidores endo redução de temores após a mudança na diretoria.
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, por maioria, a submissão de proposta de revisão do seu Estatuto Social à Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a ser convocada. Segundo a estatal, o objetivo da revisão é criar uma reserva de remuneração do capital, entre outros.