Seis em cada dez brasileiros estão preocupados com o aumento dos preços dos alimentos nos supermercados. Além disso, 44% só compram os itens essenciais. É o que revela um estudo da EY-Parthenon, braço de pesquisa da consultoria EY, que entrevistou mais de 21 mil pessoas em 27 países, sendo mil consultados no Brasil, entre os dias 16 de maio e 14 de abril deste ano.
Conforme o levantamento, as áreas de descontos e de produtos próximos do vencimento, e que tem preços reduzidos, atraem cada vez mais o interesse dos consumidores. Um percentual de 62% dos entrevistados admitiu que só compram produtos de marca quando estão com algum tipo de desconto, enquanto 28% direcionam seu interesse para opções de alimentos mais baratos quando preços estão em alta. Já no caso do segmento de roupas, os consumidores afirmaram que a tendência é reduzir o volume de compras.
Aliás, no segmento de vestuário, um percentual de 43% dos entrevistados admitiu que estão comprando menos em função da alta dos preços, sendo que 53% disseram estar menos interessados em tendências da moda. Enquanto isso, 66% tentam consertar seus itens primeiro.
O levantamento apontou ainda que pelo menos 30% dos entrevistados não têm interesse em comprar aparelhos de última geração, sendo que 44% planejam gastar menos em eletrônicos nos próximos meses.