O Festival de música Turá, promovido pela produtora T4F, em parceira com a Maia Entretenimento, anunciou, nesta sexta-feira, a alteração do local do evento para o Anfiteatro Pôr do Sol, no trecho 2 da Orla do Guaíba. A festa, nos dias 18 e 19 de novembro, tinha como local original o Parque Harmonia. Conforme os organizadores, a mudança, sugerida pelo Instituto Curiaca, de Porto Alegre, pensa na essência do projeto, que “busca abraçar a diversidade e a sustentabilidade por meio da música, da gastronomia, das pessoas e da localização em meio à natureza”. A alteração envolveu a Prefeitura de Porto Alegre, que orientou a respeito das operações necessárias para realizar o espetáculo à beira do Guaíba.
No fim de julho, mais de 30 entidades assinaram uma carta solicitando aos artistas a não participação na edição do Turá, em Porto Alegre, alegando um processo de “destruição do Parque Harmonia”, que sofreu intervenções para receber eventos do tipo. O Instituto Curicaca não participou dessa iniciativa.
Durante a tarde, a GAM3 Parks, administradora do Harmonia, confirmou que recebeu a informação sobre a mudança de local e que a alteração está “alinhada com os termos contratuais”, embora não tenha confirmado com clareza se vai ser ressarcida.
O Festival Turá recebe artistas como Emicida, Fresno convida Pitty, Alceu Valença, Papas da Língua, Caetano Veloso, Baco Exu do Blues, Duda Beat, Marina Sena e Bloco da Laje.
Confira a íntegra da nota da GAM3 Parks:
“A GAM3 Parks confirma que recebeu oficialmente a notificação da mudança de local do Festival Turá em Porto Alegre. A concessionária respeita a decisão tomada, a qual está plenamente alinhada com os termos contratuais estabelecidos para todos os eventos realizados nas instalações sob sua administração.”
Confira a íntegra da nota dos organizadores do Festival Turá:
“Pensando na essência do projeto, que busca abraçar a diversidade e a sustentabilidade por meio da música, da gastronomia, das pessoas e da localização em meio à natureza, nós escolhemos um novo local para receber o Festival Turá Porto Alegre: o Anfiteatro Pôr do Sol, espaço eclético que faz parte da história e da identidade cultural da cidade gaúcha e que conta com a infraestrutura ideal para proporcionar a melhor experiência a todos os seus fãs.
Esta parceria envolveu a consulta e orientação da Prefeitura de Porto Alegre, especificamente a SMAMUS (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade), nos orientando quanto as operações necessárias para o festival. A mudança de local foi uma sugestão do Instituto Curicaca, ONG que atua na conservação da biodiversidade, salvaguarda cultural e promoção do ecodesenvolvimento.
Nós, como T4F e Maia Entretenimento, tomamos essa decisão após uma avaliação criteriosa, que mobilizou todos os envolvidos com a organização e realização do evento, com a convicção de que a mudança de local elevará ainda mais a qualidade do nosso festival. Estamos comprometidos em criar um ambiente acolhedor e confortável para vocês e todos aqueles que fazem o Turá acontecer nos bastidores.
Esperamos vocês para a primeira edição do Festival Turá Porto Alegre, dias 18 e 19 de novembro, no Anfiteatro Pôr do Sol.”