O abastecimento de água começou a ser restabelecido ainda na madrugada desta sexta em Três Passos, no Noroeste gaúcho, depois que a força da correnteza do rio Erval Novo destruiu a casa de máquinas da Companhia, nessa quinta.
Para permitir o retorno do abastecimento, foram instalados motores, em um local provisório, a fim de bombear água para a canalização. Desde ontem caminhões-pipa foram enviados a fim de abastecer serviços essenciais, como o hospital, asilos, creches, escolas, hotéis e restaurantes. Além desses locais, as regiões altas, como os bairros Padre Gonzáles e Pindorama, onde a água demora a voltar, também receberam caminhões-pipa.
A Corsan estima que o abastecimento esteja normalizado plenamente durante a madrugada deste sábado.
O Noroeste sofre prejuízos com as chuvas intensas da semana. Em Três Passos, segundo a Prefeitura, a precipitação acumulada se aproxima de 600mm em uma semana. Os prédios do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e da Secretaria Municipal de Saúde, além de quatro escolas do campo, tiveram danos, em razão da queda de granizo do começo da semana, e lonas foram distribuídas aos moradores.