Milhares fazem protestos em todo o Oriente Médio após bombardeio a hospital em Gaza

Atos ocorreram diante de embaixadas de Israel e de países aliados, como Estados Unidos e França

Foto: Reprodução/X

Protestos eclodiram em diversas cidades do Oriente Médio e do Norte da África, na noite desta terça-feira, após um bombardeio contra um hospital na Faixa de Gaza ter matado centenas de civis. De acordo com a Agência Estado (AE), foram registrados protestos no Líbano, Jordânia, Tunísia, Turquia, Irã e no território palestino da Cisjordânia. Em maioria, os atos ocorrem diante de embaixadas de Israel e de países aliados, como Estados Unidos e França.

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governado pela ala política do grupo terrorista Hamas, responsabilizou o governo de Israel pelo episódio e disse que ao menos 500 morreram no ataque. O Exército israelense disse que o hospital não era alvo da artilharia e responsabilizou a Jihad Islâmica pela ofensiva – o que o grupo palestino, formado na década de 1980 na região de Gaza, também negou. Nenhuma das versões havia sido confirmada de maneira independente até o fim da noite desta terça (horário de Brasília).

No Líbano, o grupo xiita libanês Hezbollah responsabilizou Israel pelo ataque e prometeu “um dia de fúria” nesta quarta-feira, dia da visita do presidente norte-americano Joe Biden a Israel, em protesto.

No começo da noite, Biden embarcou a Israel, mas o encontro previsto com o rei Abdullah II da Jordânia e os presidentes do Egito Abdel Fatah Al-Sisi e da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas para discutir a crise em Gaza acabou cancelado em razão do ataque ao hospital. A reunião do democrata com o primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu segue mantida.

Em paralelo, um encontro do Conselho de Segurança sobre a crise no Oriente Médio voltou a ser adiado, para esta quarta, a pedido da Rússia e dos Emirados Árabes Unidos. A reunião, que havia sido agendada para esta terça, tinha como objetivo discutir uma resolução patrocinada pelo Brasil sobre o conflito, negociada nos bastidores.