Fabico esclarece apuração de caso de racismo na Ufrgs

Professora denunciou o ocorrido, ainda em agosto, mesmo tendo sido ameaçada pelo aluno

Foto: Divulgação Fabico / Patricia Richter

A direção da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) enviou nota oficial à imprensa esclarecendo que abriu apuração e condenando um suposto ato de racismo ocorrido na unidade. Nesta terça-feira, protestos vão cobrar resposta sobre o caso.

O comunicado da Fabico aponta que a universidade tomou conhecimento dos fatos no dia 23 de agosto, ao receber um processo encaminhado pelo Departamento de Ciências da Informação (DCI) e, na mesma data, o enviou à corregedoria da Ufrgs. A direção confirma ter recebido o retorno da corregedoria, com parecer favorável à abertura de um processo disciplinar discente, nesta segunda-feira.

Uma professora das disciplinas do DCI (Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia) relata ter sido discriminada por um aluno por conta da cor de pele e, ainda, ameaçada em caso de relatar o que havia ocorrido.

O Centro Acadêmico de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia da Fabico/Ufrgs, marcou um protesto para esta terça, às 10h, em frente à Fabico, no Campus Saúde. Já a direção da Fabico informou que a constituição de uma comissão responsável pela instauração, inquérito e julgamento do processo vai pautar a reunião do Conselho da Unidade (Consuni), também marcada para esta terça.

Confira a íntegra da nota abaixo:
A Direção da FABICO – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação vem a público se manifestar em relação à suposta inércia nas providências relacionadas à conduta de racismo ocorrida na Unidade, que vem sendo disseminada nas redes sociais. A Direção repudia veementemente qualquer ato de cunho racista, bem como qualquer tipo de preconceito.

Com relação ao ocorrido, tomamos conhecimento dos fatos no dia 23 de agosto de 2023, após encaminhamento do processo pelo Departamento de Ciências da Informação – DCI. Nessa mesma data, a Direção encaminhou o processo à Corregedoria, instância responsável pela análise de todos os processos dessa natureza dentro da UFRGS. Havendo juízo de admissibilidade, a Corregedoria encaminha à Unidade para abertura ou não de um Processo Disciplinar.

A Direção cobrou o andamento do processo e realizou uma reunião com o Corregedor para discutir o assunto, que informou que seria elaborado o parecer técnico pela Corregedoria. Ressalta-se que existem procedimentos a respeito dessas situações estabelecidos pela Universidade e pelo serviço público, que dão lisura ao processo disciplinar.

Na data de hoje, 16 de outubro de 2023, o processo foi recebido pela Direção com o parecer favorável à abertura de um processo disciplinar discente. A constituição da comissão responsável pela instauração, inquérito e julgamento do processo foi incluída na pauta da reunião do CONSUNI – Conselho da Unidade, que será realizada na data de 17 de outubro de 2023.

A Direção se coloca à disposição de todos os envolvidos para esclarecimento dos fatos.

Porto Alegre, 16 de outubro de 2023.

Direção da FABICO