O governo do Egito concordou em abrir um corredor humanitário para a passagem de pessoas que querem deixar a Faixa de Gaza, região onde o conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas segue intenso. Fontes do governo informaram à Record TV que as autoridades egípcias devem abrir a fronteira com Rafá, ao sul de Gaza, neste sábado, entre 12h e 17h (horário local) para a passagem de um comboio internacional, incluindo um grupo de brasileiros que segue na região.
A expectativa é que os brasileiros sejam levados até o Cairo, capital do Egito, onde devem ser resgatados por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
O governo brasileiro pediu a abertura de um corredor humanitário no Egito há cinco dias, e, segundo fontes do Planalto, a liberação ocorreu devido à pressão internacional para a retirada de cidadãos estrangeiros da área de conflito.
Nessa quinta-feira, o governo brasileiro enviou a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, especialmente para fazer a operação de resgate. O avião está em Roma, na Itália, onde aguarda autorização para decolar rumo ao Egito. Com capacidade para 40 passageiros, essa é a sexta aeronave da FAB enviada para atuar na Operação Voltando em Paz, que repatria brasileiros a partir do Oriente Médio.
Parte dos brasileiros em Gaza está abrigada em uma escola desde quarta, no norte da região. Os ônibus que vão levar esse grupo à cidade de Khan Younes, onde serão buscados os demais passageiros a serem repatriados, já chegaram à escola. A viagem deve ocorrer na manhã deste sábado, no horário local.
O dado mais atualizado mostra que 22 brasileiros, no total, querem voltar para o Brasil. Entre eles, 10 crianças, 7 mulheres e 5 homens. O Exército israelense recebeu um aviso sobre o abrigo para que não ataque o local.
Três brasileiros entre as mais de 3 mil mortes
Em uma semana, o número de mortos na guerra entre Israel e Hamas passou de 3 mil e segue aumentado. Três brasileiros surpreendidos em uma rave invadida pelos terroristas do Hamas morreram: o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer, de 23 anos, e as cariocas Bruna Valeanu, de 24, e Karla Stelzer Mendes, de 42. O governo de Israel confirmou que há brasileiros mantidos como reféns pelo Hamas, que podem ser usados em uma situação de troca de prisioneiros com Israel.
Mais de 700 repatriados ao país
O quarto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com cidadãos do Brasil em Israel saiu de Tel Aviv às 12h45min (horário de Brasília) desta sexta. Com a chegada da quarta aeronave, a operação de resgate coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, em parceria com a FAB, já totaliza 701 pessoas e oito animais de estimação repatriados ao país.