Os sites das varejistas internacionais ultrapassaram os das empresas nacionais na preferência dos brasileiros e o modo de pagamento mais utilizado pelos consumidores é o parcelamento no cartão de crédito. Os dados são de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), destacando que nos últimos 12 meses, sete em cada dez brasileiros fizeram alguma compra online, o que representa 117 milhões de brasileiros compraram algo pela internet.
Conforme os dados do levantamento, 74,4% dos entrevistados afirmaram que compram em sites como Aliexpress, Shein, Shopee, Ebay e Amazon, um aumento de 29 pontos percentuais na comparação com 2021, quando foi realizado o levantamento anterior. Em contrapartida, o percentual daqueles que fazem compras em sites nacionais caiu 9 pontos percentuais, para 70,6%.
A opção de oferta de frete grátis (64%) é o fator mais citado para a escolha de uma loja online. Os entrevistados também citaram preços mais atrativos do que nas lojas físicas (56%) e tempo de entrega reduzido (34%). O levantamento ouviu 880 pessoas entre os dias 17 e 25 de julho de 2023.
Para os lojistas brasileiros, o crescimento dos sites internacionais impacta negativamente o varejo e a economia brasileira, diz a CNDL, gerando uma competição “desleal”. Desde agosto, o governo zerou o imposto federal de importação para compras online de até US$ 50 para as empresas que aderirem ao programa Remessa Conforme.
O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada (62%) na internet. Na sequência, estão o Pix (58%) e o cartão de débito (22%). O Pix superou o boleto bancário, que no levantamento de 2021 aparecia em segundo lugar.